Somos uma organização da sociedade civil sem fins econômicos com sede em Brasília e escritório em Santa Inês (MA).  Desde 1990 atuamos pelo desenvolvimento com equidade social e equilíbrio ambiental, por meio do fortalecimento de meios de vida sustentáveis e estratégias de adaptação e mitigação às mudanças do clima.

Acreditamos que um dos meios para promover a conservação da natureza e enfrentar as desigualdades sociais é o apoio a povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares no desenvolvimento de atividades sustentáveis em paisagens produtivas.

Para tanto, entendemos que é preciso valorizar os saberes, as práticas locais e as organizações comunitárias, além de apoiar a inclusão socioprodutiva e proteger os direitos das populações do campo. Nesse sentido, buscamos democratizar o acesso a recursos para projetos comunitários que dialogam com os objetivos globais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, além de articular e incentivar a participação social para incidência em políticas públicas relevantes para a sociedade e o meio ambiente.

Atuamos ainda para fortalecer a relação entre pesquisadores e comunidades, com o intuito de qualificar e promover a troca e geração de conhecimentos que possam contribuir com a consolidação do olhar ecossocial.

De onde viemos?

Nossa história começa em 1990, período em que o debate socioambiental ganhava força no planeta. Um grupo de pesquisadores interessados em demografia e meio ambiente fundou o ISPN para qualificar suas pesquisas, documentar essas trajetórias e incidir pelo meio ambiente em sintonia com os debates sociais. Em 1994, fomos convidados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD/ONU) para coordenar, no Brasil, um programa existente, hoje, em mais de 120 países de apoio a pequenos projetos de base comunitária, o PPP-ECOS, que teve foco no Cerrado. A partir de 2013 passamos a trabalhar também nos biomas Amazônia e Caatinga. Hoje, nossas iniciativas e diálogos políticos geram impactos em todo território nacional.

Temos sedes em Brasília – DF e Santa Inês – MA. Para entrar em contato conosco, clique aqui.