O ISPN e o Instituto Conexões Sustentáveis (Conexsus) lançam a publicação Guia Prático Para Gestão de Negócios Comunitários de Impacto Socioambiental.
A publicação guiará os leitores pelo que a Conexsus denominou de “Trilhas do Desenvolvimento”, uma série de perguntas organizadas por temas fundamentais para aqueles que gerem negócios comunitários. Ao seguir o roteiro e responder às questões apresentadas, de acordo com a realidade da cada organização, será possível compreender e identificar os estágios de maturidade do empreendimento social: Semente, Muda, Árvore e Floresta. Cada um desses estágios conta com características que ajudam a elucidar o “momento de vida” da organização.
Espera-se que o processo reflexivo proposto na cartilha contribua para lidar com a tamanha complexidade da realidade em que os negócios comunitários estão inseridos e que exige das organizações a atuação em muitas frentes, que vão além das necessidades específicas para a viabilidade do negócio. Saber separar, registrar e contabilizar os custos dessas ações de forma distinta aos custos do “negócio comunitário” geram importantes evidências para o debate.