Programa Cerrado

Desenvolve ações integradas e articuladas com povos, comunidades e instituições para a conservação do Cerrado.

O Programa Cerrado é dedicado à ampliação da visibilidade e conservação do Cerrado, um dos biomas mais biodiversos e, ao mesmo tempo, ameaçados do mundo. Seu objetivo é promover a integração entre ações de conservação ambiental, o desenvolvimento sustentável e o respeito aos direitos dos povos indígenas, de comunidades tradicionais e de agricultores familiares. Além disso, visa influenciar políticas públicas que assegurem os direitos dessas comunidades.

A partir de uma abordagem que une construção de diálogos e parcerias, gestão de conhecimento, processos formativos e incidência em políticas públicas, o Programa busca consolidar estratégias efetivas para a conservação, incluindo a ampliação do reconhecimento dos territórios tradicionais e redução do desmatamento do Cerrado.

UE

Ecosia

CLUA

CEPF

Rede Cerrado

Observatório do Clima

Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

Observatório do MATOPIBA

Conselho Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais

Rede PCT

Projetos

Situação do projeto
Produção de informação qualificada com objetivo de ampliar o alcance de mensagens-chave sobre o Cerrado brasileiro para públicos internacionais Também atua na promoção dos direitos das comunidades locais, por meio da disseminação de informações sobre debates e compromissos internacionais que podem afetar seus meios de vida.
Finalizado em dezembro de 2024, o projeto desenvolveu ações que contribuíram para a conservação do Cerrado no Brasil e no Paraguai, e apoiou o fortalecimento das populações tradicionais e agricultores familiares das regiões na luta por seus direitos. O projeto apoiou 32 projetos por meio do Fundo Ecos.
O projeto visa ampliar a conservação do bioma Cerrado por meio do apoio ao fortalecimento da atuação e da comunicação de mulheres ativistas da região do Cerrado. Recebe apoio do Critical Ecosystem Partnership Fund (CEPF) e do IEB e será executado de janeiro a dezembro de 2025.

Período de Vigência: De 01/2025 a 12/2025

Promoção de ações para ampliar a visibilização das comunidades tradicionais do Brasil por meio do mapeamento participativo com o uso do aplicativo “Tô no Mapa”. Acontece em parceria com o IPAM, a Rede Cerrado e o Instituto Cerrados.
Notícias relacionadas
No Dia do Cerrado, especialistas, coletores de sementes e organizações defendem a restauração e a bioeconomia como caminhos para garantir água, clima estável e produção de alimentos