Cacique Iracadju Ka’Apor e família no filme Roça Kupixau’a: ancestralidade e inovação Ka’apor.

Cacique Iracadju Ka’Apor e família no filme Roça Kupixau’a: ancestralidade e inovação Ka’apor.

Compartilhe

3º ECOS da Amazônia reúne em Brasília povos e comunidades tradicionais que conservam a floresta

Encontro reúne em Brasília povos indígenas, agricultores familiares e comunidades tradicionais dos estados do MA, MT e TO para oficina de avaliação final e lançamento de minidocumentários

Brasília vai receber o 3º ECOS DA AMAZÔNIA, evento sobre experiências e aprendizados do Fundo PPP-ECOS do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN). Representantes das 56 organizações comunitárias apoiadas pelo Fundo Amazônia entre 2019 e 2023 estarão reunidos na capital, de 24 a 26 de outubro, para uma oficina de avaliação e partilha de experiências e resultados. 

Mais de uma centena de pessoas representantes desses beneficiários, vindos de comunidades remotas dos estados do Maranhão (MA), Mato Grosso (MT) e Tocantins (TO), participarão do encontro na capital. 

Em clima de balanço final e reflexão sobre desafios futuros, o evento dará eco a ações que combinam o uso sustentável da biodiversidade com o manejo da paisagem, para a manutenção dos recursos naturais, por meio do uso da floresta em pé e da agregação de valor aos produtos tradicionais. 

3º ECOS DA AMAZÔNIA é uma realização do ISPN no âmbito da estratégia de Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais – PPP-ECOS, que apoia e fortalece iniciativas junto a povos e comunidades tradicionais e de agricultura familiar desde 1994. 

PPP-ECOS

“O Fundo PPP-ECOS faz parte da estratégia do ISPN de apoiar as demandas comunitárias de uma forma educativa, ou seja, os aprendizados são relacionados não apenas à execução de atividades, mas ao entendimento do papel da organização comunitária no seu território e na administração de recursos”, explica o coordenador do Programa Amazônia do ISPN, Rodrigo Noleto. Essa estratégia tem sido fundamental para fortalecer as comunidades. “O nosso objetivo vai além do apoio a um projeto, queremos desenvolvimento humano, fortalecimento institucional e vida digna no campo”, destaca.

Em 29 anos de atividade, o Fundo PPP-ECOS já apoiou mais de 940 projetos, a partir de parcerias com mais de 12 doadores além do Fundo Amazônia. Esse apoio a ações realizadas por organizações comunitárias tem resultado em transformações locais nos biomas Cerrado, Caatinga e Amazônia, a partir de um olhar ecossocial de valorização dos meios de vida produtivos e sustentáveis.

O Fundo Amazônia apoia projetos com o ISPN desde 2013, num total de mais de R$17 milhões em 144 projetos comunitários que produziram benefícios diretos a mais de seis mil famílias na Amazônia Legal dos estados do Maranhão (MA), Mato Grosso (MT) e Tocantins (TO).

EXPERIÊNCIAS INSPIRADORAS

Para conhecer algumas experiências PPP-ECOS e se inspirar, acesse:

Apicultura Sustentável: um modelo solidário de conservação da natureza

Portal da Amazônia: rede de sementes fortalece agricultura familiar no norte do MT

Projeto de mulheres engaja juventude rural e fortalece comunidade em Sumaúma

Rede de Sementes do Portal da Amazônia: fortalecendo a agricultura familiar no norte matogrossense. Foto: Neto Borges/Acervo ISPN

SÉRIE: QUEM CONSERVA A AMAZÔNIA?

A programação do 3º ECOS Amazônica conta com o lançamento da série de documentários curta-metragens inéditos sobre os povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares que manejam os recursos da floresta amazônica de forma sustentável. Os filmes têm direção do cineasta maranhense Neto Borges e serão lançados na próxima quarta-feira (26), às 19h30, no Cine Brasília. A entrada é gratuita. 

O cacique Iracadju Ka’Apor, no filme Roça Kupixapu’a: ancestralidade e inovação Ka’Apor, mostra, com a participação da comunidade, como a roça circular faz parte de um modo ancestral de trabalhar a terra e de viver. “A floresta é nossa casa. Nossa casa é nosso território. Por isso, temos esse nome, Kaa’Por: “Kaa” é floresta, “Por” é povo. A gente não está separado da floresta”, diz.

No filme Caiapó – Nutrindo o Araguaia, a pescadora artesanal e membro da Associação de Pescadores do Rio Caiapó, Leonette Mesquita, fala do trabalho de vigilância das matas ao longo do rio. “Protegemos a mata contra o próprio homem. A pesca é sagrada para nós. Passa de geração em geração. A gente tem isso com a gente, essa ligação com a terra, com os nossos rios”, conta.

Os protagonistas dos filmes vão acompanhar a exibição no Cine Brasília. Muitos deles, inclusive, nunca entraram em uma sala de cinema. 

 

SERVIÇO

3º ECOS DA AMAZÔNIA – EXPERIÊNCIAS E APRENDIZADOS PPP-ECOS

Oficina de balanço e resultados

Quando: 24 a 26 de outubro de 2023

Onde: Centro Cultural Missionário CNBB | SGAN 905 – Asa Norte, Brasília – DF

 

LANÇAMENTO DA SÉRIE: QUEM CONSERVA A AMAZÔNIA?

Nove minidocumentários sobre os projetos PPP-ECOS

Direção: Neto Borges

Quando: 25/10, às 20h

Onde: CINE BRASÍLIA – EQS 106/107 Sul

Entrada franca

Confira imagens dos 56 projetos apoiados: 

https://www.youtube.com/watch?v=hyIsnU71sYk

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast