O Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade – PIPOU, iniciativa da Vale e do ISPN, divulga a lista de estudantes inscritos (as) para concorrer às 50 bolsas de estudo a serem disponibilizadas pela iniciativa. No total foram 73 estudantes inscritos (as) pertencentes aos povos Gavião (TI Mãe Maria, no Pará); Guajajara (TIs Rio Pindaré e Caru, no Maranhão); Tupiniquim e Guarani (TIs Tupiniquim Guarani e Caieiras Velhas II, no Espírito Santo); e Krenak (TI Krenak, em Minas Gerais). Nos próximos dias o Programa fará a seleção desses inscritos, cujos critérios principais serão a análise dos projetos de intervenção comunitários e a distribuição de vagas de forma isonômica entre os povos. O resultado final será divulgado no site do ISPN no dia 11 de outubro de 2021.
Clique aqui para ter acesso à lista de inscrições
Saiba mais sobre as bolsas PIPOU
O edital de bolsas do Programa PIPOU visa contribuir para a permanência de estudantes indígenas matriculados em Instituições de Ensino Superior (IES) no país reconhecidas pelo Ministério da Educação. Além de somar forças às iniciativas de ações afirmativas para as populações indígenas nas IES do país, o Programa PIPOU pretende criar estratégias de apoio para atenuar as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos estudantes que acabam estimulando a desistência, tais como: carência de recursos financeiros, ausência de acolhimento acadêmico, desafios didáticos pedagógicos nos estudos das disciplinas, dentre outras questões.
Neste primeiro edital serão disponibilizadas 50 bolsas de R$ 1mil mensal, além de um computador portátil para os estudantes selecionados. Os critérios para concorrer são:
- Pertencer aos povos Gavião (TI Mãe Maria, no Pará); Guajajara (TIs Rio Pindaré e Caru, no Maranhão); Tupiniquim e Guarani (TIs Tupiniquim Guarani, Caieiras Velhas II e Comboios, no Espírito Santo); e Krenak (TI Krenak, em Minas Gerais) e estarem inscritos em Instituições de Ensino Superior (IES);
- Enviar a inscrição junto com a documentação solicitada dentro do prazo determinado;
- Apresentar uma ideia de projeto de intervenção que tenha como objetivo a melhoria da qualidade de vida da sua comunidade/aldeia. Os projetos poderão ser na área de educação, gestão territorial e ambiental, saúde, fortalecimento da associação indígena, dentre outros. As propostas poderão ser inéditas ou de incremento em ações já em curso.
Serviço
Divulgação da lista de inscrições homologadas pelo Programa Indígena de Permanência e Oportunidade na Universidade – PIPOU
Clique aqui para ter acesso à lista de inscrições