Compartilhe

Programa CapGestão completa metade da sua trajetória no Cerrado

O Programa CapGestão Cerrado desde 2021 já envolveu centenas de participantes de diversos estados, com destaque para o Maranhão, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. Os participantes engajados no Programa CapGestão Cerrado são atores-chaves no tema de gestão de empreendimentos rurais, especialmente aqueles que trabalham com as cadeias produtivas da sociobiodiversidade. Os três primeiros cursos permitiram uma rica troca de experiências entre estes (as) profissionais que tem atuado no tema por meio de suas associações, cooperativas, agências de Assistência Técnica e Extensão Rural, universidades, organizações não-governamentais, redes de trabalho, secretarias estaduais e municipais, instituições de ensino e pesquisa entre outros. 

A melhoria da capacidade de atuação destes (as) profissionais é mais uma estratégia promovida pelo projeto Ceres para o fortalecimento das cadeias da sociobiodiversidade localizadas no bioma Cerrado. O Programa CapGestão Cerrado é promovido pelo World Wild Foundation (WWF-BR) e pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), com apoio da União Europeia e em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), a Cooperação Alemã para o Desenvolvimento Sustentável, por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).

O conteúdo do Programa CapGestão foi desenhado para atender as necessidades das organizações da agricultura familiar, entre elas: 1. A melhoria da gestão das cooperativas, associações e outros empreendimentos; 2. A capacidade de engajamento dos atores nas tomadas de decisão de forma participativa; 3. A análise estratégica das cadeias produtivas considerando a questão de gênero; 4. O atendimento às exigências sanitárias; 5. A diferenciação dos produtos no mercado para a agregação de valor, 6. A capacidade de elaboração de planos de negócios. 

O Programa está sendo realizado no formato EAD (educação à distância) e em cada curso é exigida uma dedicação de 18 horas para os encontros online, acesso aos materiais de apoio na plataforma de ensino, elaboração de trabalhos, etc. Até o momento já foram ministrados 03 cursos:

A maioria dos participantes que atenderam aos cursos até o momento, consideram a metodologia de ensino, as ferramentas digitais adotadas e o conteúdo ministrado excelente ou bom. 

Por meio deste processo de capacitação o Programa visa contribuir para o fortalecimento das principais cadeias da sociobiodiversidade destes territórios do Cerrado, tais como: babaçu, baru, pequi, buriti, mel, entre outros. Isso permitirá a participação mais justa das cooperativas, associações e outros empreendimentos da produção familiar nos mercados públicos e privados. 

Aplicação de um método de análise de negócios em encontro online no Curso 2 do Programa CapGestão Cerrado.

 

O curso 4 sobre Regularização Sanitária terá início em março e já está com a turma selecionada. Até o momento tivemos 66 inscritos no Curso 1 “Facilitação de processos participativos e multiatores”, 60 inscritos no Curso 2 “Gestão organizacional do empreendimento” e 85 inscritos no Curso 3 “Organização e fomento de cadeias de valor com enfoque em gênero”.

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast