Fundo do ISPN, que apoia comunidades tradicionais do Cerrado, Caatinga e Amazônia, soma mais de 950 projetos beneficiados e US$ 24 milhões de dólares investidos em 30 anos de trabalho
Com respeito aos modos de vida tradicionais e locais, apoiando lideranças comunitárias e com pé no chão dos territórios, o Fundo PPP-ECOS completa 30 anos em 2024 com renovação de nome e marca. Agora é Fundo Ecos.
Confira o novo site no ar.
O Fundo Ecos mantém o funcionamento de sempre. Trata-se de um fundo financeiro independente que capta recursos de diversos financiadores para apoiar projetos de quem vive e conserva o Cerrado, a Amazônia e a Caatinga: povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, agricultores e agricultoras familiares.
Para apoiar projetos, o Fundo Ecos publica editais temáticos, geralmente divididos por regiões, biomas, segmentos de populações tradicionais, gênero e juventude. Até o momento, 44 editais já foram viabilizados pelo Fundo.
São mais de 950 projetos apoiados ao longo dessas três décadas e cerca de US$ 24 milhões de dólares investidos. O novo nome reflete o compromisso de seguir cultivando caminhos de transformação, por meio de um fundo financeiro independente.
Parte da estratégia institucional do ISPN
Conectando pessoas, territórios e oportunidades, o Fundo Ecos é um dos responsáveis por viabilizar a estratégia institucional do ISPN: a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais. Essa abordagem de trabalho é fundamentada na gestão de conhecimento, protagonismo comunitário, articulação política e acesso a recursos, esse último representado pelo Fundo Ecos.