O Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (PIPOU) anunciou o lançamento do seu terceiro edital de bolsas para estudantes indígenas no ensino superior. Serão oferecidas 56 bolsas de R$ 1.200,00 mensais e um computador portátil para cada estudante selecionado. Além do apoio financeiro, o programa promove atividades formativas, como oficinas de escrita acadêmica e rodas de conversa sobre as realidades dos povos indígenas e o acesso aos seus direitos. O PIPOU visa apoiar a permanência de indígenas em cursos de graduação e inspirar políticas públicas para a permanência desses estudantes no ensino superior. O edital é uma iniciativa do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) com a Vale e apoio das empresas CMH e Double Arrow por meio do Programa Partilhar da Vale.
Quem Pode se Candidatar?
Podem se candidatar indígenas matriculados em cursos presenciais de graduação em uma das 31 instituições de ensino superior listadas no anexo 1 do Edital PIPOU 2024, que tenham iniciado seus cursos em 2022 ou 2023. Outros critérios de elegibilidade estão detalhados no edital.
Processo Seletivo
O processo seletivo será composto por três etapas:
- Preenchimento de um formulário e envio da documentação solicitada, além da redação de um texto.
- Avaliação das redações pela comissão de seleção.
- Entrevista remota com os candidatos aprovados nas etapas anteriores.
O resultado final será divulgado em 11 de outubro de 2024.
Sobre o PIPOU
Criado em 2021, até agora, 116 estudantes de 32 povos indígenas foram beneficiados pela iniciativa, abrangendo 40 cursos de graduação em 22 instituições de ensino superior no país. O programa já ajudou 14 estudantes a concluírem a graduação em áreas como direito, enfermagem, matemática, saúde coletiva, fisioterapia, ciências sociais, psicologia, nutrição e licenciatura intercultural. Outros bolsistas estão atualmente se dedicando aos estudos com o apoio financeiro e pedagógico do programa. Robson Nonato, do povo Guajajara e formado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), destaca a importância do PIPOU para sua formação.
“O PIPOU veio para nos ajudar, não só financeiramente, mas também com as aulas extracurriculares e palestras com lideranças indígenas. Tudo isso contribuiu para a minha formação. A seriedade das ações desenvolvidas no programa foi fundamental para superar desafios acadêmicos e concluir minha formação com sucesso,” afirma Robson.
SERVIÇO
EDITAL PIPOU 2024 – Clique aqui
Período de inscrição: de 17/07/2024 a 11/08/2024
Informações: [email protected]