O ISPN torna pública a lista de projetos selecionados em seu 33º edital para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS). Foram 105 propostas recebidas, sendo 96 elegíveis, o que representou uma demanda seis vezes maior que a disponibilidade de recursos do edital. Com ênfase no Cerrado, são catorze iniciativas contempladas que irão atuar pela ampliação da resiliência das paisagens no bioma com foco em fortalecer iniciativas no ganho de escala, aumento de visibilidade e remoção de barreiras estruturantes para ampliar a sustentabilidade de territórios e seus povos. Ao todo, são R$ 2,8 milhões investidos em organizações da sociedade civil e associações comunitárias que atuam e envolvem diferentes povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares.
“A riqueza do PPP-ECOS é justamente olhar para a diversidade de populações tradicionais, entender suas realidades e apoiar para que esses grupos fortaleçam seus territórios e modos de vida por meio da produção sustentável. Esse apoio a projetos do Cerrado é fundamental nesse contexto em que o bioma vem sendo cada vez mais ameaçado. Ano passado, o índice de desmatamento na savana mais biodiversa do mundo foi o mais alto desde 2015. Apoiar iniciativas ecossociais que envolvem os povos que protegem o bioma é estratégico para enfrentar esse processo de devastação e lidar com as mudanças climáticas”, comenta Isabel Figueiredo, coordenadora do Programa Cerrado e Caatinga do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
São projetos vindos dos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Piauí, Tocantins e do Distrito Federal. As iniciativas olham para o protagonismo de mulheres e jovens, educação contextualizada no campo, segurança alimentar e produção sustentável da biodiversidade do Cerrado, além de apoio à cadeia da restauração e outras linhas que sustentam a essência do PPP-ECOS. Entre o público contemplado neste edital estão indígenas, quebradeiras de coco babaçu, quilombolas, geraizeiros, ribeirinhos e agricultores familiares.