Foto: Edvan Guajajara

Foto: Edvan Guajajara

Compartilhe

Fundo PPP-ECOS divulga resultado de edital voltado aos Povos Indígenas

Com sete iniciativas contempladas, o fundo para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), do ISPN, divulgou o resultado de seu 31º edital, esse voltado para Associações indígenas ou indigenistas do estado do Maranhão e norte do Tocantins (povos Apinajé e Krahô). Essa é a segunda etapa de pequenos projetos apoiados dentro do financiamento obtido junto a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), que conta ainda com a execução do Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e a parceria da Coordenação das Organizações e Articulações dos Povos Indígenas do Maranhão (COAPIMA), Articulação das Mulheres Indígenas do Maranhão (AMIMA) e Associação Wyty-Cate do Povo Timbira.

O edital se insere no escopo do Projeto CTI/ISPN/USAID – “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental” e tem por finalidade apoiar pequenos projetos que favoreçam a gestão ambiental e territorial de terras indígenas, a proteção de seu entorno e contribuir também para o empoderamento de lideranças e comunidades indígenas. Ao todo, serão investidos R$350 mil para atividades econômicas sustentáveis.

“A falta de oportunidades que gerem renda é um fator determinante no que se refere ao êxodo dos indígenas para as cidades. Portanto, o apoio a pequenos projetos é uma via que, a partir da sua estratégia, contribui para a construção de alternativas produtivas de conservação, produção e valorização dos modos de vidas dos povos indígenas, abrindo possibilidades para assegurar e salvaguardar a vida dentro dos territórios. Além disso, contribui para o protagonismo e fortalecimento das associações indígenas”, comenta ThayaneTavares, assessora técnica do Programa Povos Indígenas do ISPN.

Os próximos passos contam com a realização de oficinas de capacitação e planejamento junto às iniciativas selecionadas, que contemplam as seguintes áreas temáticas: gestão ambiental e territorial; governança e participação indígena; atividades produtivas e sustentáveis; e recuperação ambiental. Os momentos estão previstos para serem realizados na primeira quinzena de janeiro.

Clique aqui para conferir os projetos contemplados

Sobre o Fundo PPP-ECOS

A promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) é a principal estratégia adotada pelo ISPN na busca por um desenvolvimento com equidade social e equilíbrio ambiental. Para viabilizar esta estratégia, o Instituto gere um Fundo independente que capta e destina recursos a projetos de organizações comunitárias que atuam pela conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais, gerando benefícios econômicos e sociais. Hoje, a carteira de financiadores do Fundo PPP-ECOS conta com o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Fundo Amazônia/BNDES, Laudes Foundation, União Europeia e Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU).

Foto da matéria: Edvam Guajajara

Autoria: Assessoria de Comunicação ISPN

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast