1º Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justiça, em Campo Grande

1º Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justiça, em Campo Grande

1º Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justiça, em Campo Grande

1º Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justiça, em Campo Grande

Compartilhe

Curso EAD visa qualificar juristas sobre governança fundiária no Brasil

As inscrições gratuitas estão abertas até 4 de setembro e as vagas são limitadas

 

O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) junto com o WWF-Brasil e a R. Torsiano Consultoria lançam o curso de ensino à distância (EAD) “Governança Fundiária Responsável”, voltado para operadoras(es) do Direito. Dividida em quatro módulos que totalizam 20 horas de aula distribuídas em dez semanas, e com apoio da Agência de Cooperação Alemã GIZ, a iniciativa tem como objetivo qualificar a atuação sobre a governança fundiária do Brasil. As inscrições são gratuitas e se encerram em 4 de setembro para início das aulas em 12 de setembro (mais detalhes aqui).

Os encontros online serão realizados de maneira síncrona todas as segundas-feiras e ficarão gravados para que inscritos possam acessar o conteúdo posteriormente ou para reassistir as aulas ministradas pelo professor especialista Richard Torsiano, além de palestrantes convidados. Interessados irão aprender sobre introdução à governança de terras; regularização fundiária, função social da propriedade e reforma agrária no Brasil; cadastro e sistema registral imobiliário brasileiro; e, por último, grilagem de terras no Brasil e as consequências para o desenvolvimento nacional.

O início das aulas está marcado para 12 de setembro
O início das aulas está marcado para 12 de setembro

 

Necessidade de qualificação

Representantes das organizações realizadoras do curso e o professor Torsiano estiveram presentes no 1º Fórum Nacional Fundiário das Corregedorias Gerais dos Tribunais de Justiça, em Campo Grande (MS), em 19 de agosto. Na ocasião, todos reforçaram a necessidade de qualificar o meio jurídico sobre o tema. “Há uma lacuna entre a regulação fundiária e quem trabalha no meio jurídico, e o objetivo deste curso é formar profissionais mais qualificados”, afirmou Marcelo Elvira, advogado e assessor de políticas públicas do WWF-Brasil.

Patrícia Silva, advogada e assessora de políticas públicas do ISPN, chamou a atenção do Fórum para o fato de que a questão da terra é central para povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares. “É muito importante difundirmos o debate e acumularmos teoricamente a prática e a técnica jurídica para o debate da regularização fundiária, além de reforçar a defesa e a proteção dos territórios tradicionais, pela importância que têm para o patrimônio ambiental brasileiro.

A parceria entre Torsiano, WWF-Brasil e ISPN também promoveu a realização do estudo denominado “A Governança de terras no Estado do Piauí: experiência de regularização fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Estado”. A publicação, disponível online, apresenta a análise e a avaliação da atuação do Poder Judiciário do Piauí por meio do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Regularização Fundiária, da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Piauí.

A Governança de terras no Estado do Piauí: experiência de regularização fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Estado
Publicação “A Governança de terras no Estado do Piauí: experiência de regularização fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Estado”

 

Sobre o professor Richard Torsiano

Especialista em governança e administração de terras, com mestrado em Cadastro e Ordenamento Territorial pela Universidade de Jaén, Espanha. Foi Diretor de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) por dez anos, tendo coordenado políticas nacionais de gestão fundiária, como o cadastro de terras, regularização fundiária, cartografia, regularização de territórios quilombolas e aquisição de terras por estrangeiros. Coordenou a formulação do Programa Terra Legal de regularização fundiária na Amazônia e liderou processos de mediação de conflitos agrários envolvendo comunidades tradicionais, produtores rurais, áreas de segurança nacional e empreendimentos. É Coordenador Executivo do Núcleo de Regularização Fundiária da Corregedoria Geral de Justiça do Piauí.

 

Sobre o ISPN

O ISPN é uma organização não-governamental brasileira sem fins lucrativos, fundada em abril de 1990 e sediada em Brasília. Com 32 anos de atuação, é reconhecido por sua experiência em conservação e uso sustentável da biodiversidade, apoiando povos, comunidades tradicionais e agricultores familiares nos biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga. Tem como missão contribuir para viabilizar a equidade social e o equilíbrio ambiental, com o fortalecimento de meios de vida sustentáveis e estratégias de adaptação às mudanças do clima.

 

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira e sem fins lucrativos que trabalha para mudar a atual trajetória de degradação ambiental e promover um futuro mais justo e saudável para todos, no qual sociedade e natureza vivam em harmonia.

 

Serviço

Curso “Governança Fundiária Responsável”
Público-alvo: trabalhadores do Poder Judiciário
Inscrições gratuitas até 4 de setembro
Mais informações e inscrição: https://www.wwf.org.br/cursogovernancadeterras/

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast