Quintais produtivos: de parceria, resistência e esperança. A vontade de ver dias melhores para suas famílias, principalmente para os jovens, motivou a Comunidade da Bocaina, no município de Vila Bela de Santíssima Trindade (MT), a realizar o projeto Quintais produtivos agroecológicos que incentivam a Agricultura Familiar, em uma região conhecida no estado do Mato Grosso como Vale do Rio Guaporé, que faz a fronteira entre Brasil e Bolívia.

A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Centro Tecnologia Alternativa-CTA, catalisador da agricultura familiar na região, que apoia e promove iniciativas da agroecologia e dos produtos localmente produzidos. Desde o início do projeto, em setembro de 2020, com todos os protocolos de enfrentamento à Covid-19, 17 famílias da Bocaina realizam ações para melhorar suas áreas produtivas. Elas já enriqueceram e diversificaram seus quintais com a compra e plantio de novas mudas de espécies frutíferas, passaram a usar novos insumos e tecnologias de proteção e os manejos agroecológicos receberam assistência técnica contínua com recursos do Projeto.

Além de gerar alimentos saudáveis para nutrir suas famílias, o projeto também vem para agregar valor a estes produtos e comercializá-los. Com a renda vinda dessa comercialização, a Comunidade da Bocaina previu recursos para reformar um balcão preexistente e, assim, ter espaço adequado para beneficiar suas verduras e frutas, obter e utilizar equipamentos como freezer e balanças, importantes para a gestão da iniciativa.
A reforma do balcão foi finalizada em dezembro de 2020 e já vem sendo utilizado para preparar os alimentos que começam a ser comercializados para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e a Rota da Comercialização da BR 174.

O Projeto Quintais produtivos agroecológicos que incentivam a Agricultura Familiar recebe apoio do nosso Fundo Independente para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), com financiamento do Fundo Amazônia.
Seu legado boas práticas de mobilização, de participação e de gestão administrativo financeira, valorizando o trabalho e o protagonismo das mulheres e da juventude.
