Compartilhe

Biodiversidade no prato

Do coco babaçu, uma espécie da família das palmeiras, pode-se extrair um óleo bastante nutritivo usado, principalmente, na alimentação e em remédios. No assentamento Maria Alves, no Mato Grosso, um grupo de mulheres desenvolve pães enriquecidos com o mesocarpo do fruto para comercializar junto a escolas municipais da região. Já imaginou que delícia? Essa e outras fortes e ricas experiências de comunidades agroextrativistas com o babaçu fortalecem iniciativas públicas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), introduzindo na dieta das escolas alimentos saudáveis e produzidos com respeito ao meio ambiente. É a rica biodiversidade brasileira no dia a dia das refeições!

As mulheres do assentamento Maria Alves receberam apoio do nosso fundo independente para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), com financiamento do Fundo Amazônia e do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF).

Quer entender mais sobre o PNAE e a importância da agricultura familiar nas escolas? Confira a mesa de debate sobre o tema realizada pelo ISPN e parceiros dentro do Terra Madre Brasil 2020, clique aqui.

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast