Compartilhe

34º Edital PPP-ECOS divulga projetos estratégicos selecionados

Ao todo, serão investidos R$ 3 milhões em projetos ecossociais na Caatinga e no Cerrado

Quatro propostas foram selecionadas no 34º edital PPP-ECOS para apoio a projetos estratégicos no Cerrado e na Caatinga em quatro paisagens nos estados de Minas Gerais, Pernambuco, Piauí e Bahia. Cada organização selecionada implementará um projeto de U$ 150 mil visando a melhoria da resiliência das paisagens. Os projetos começam a ser desenvolvidos este ano e seguem até 2025.

Confira aqui os Projetos selecionados

“Com o apoio do PPP-ECOS, as organizações poderão contribuir para um desenvolvimento sustentável aliado à conservação dos recursos naturais dos biomas. Diante do acelerado processo de degradação ambiental, tanto no Cerrado como na Caatinga, fortalecer iniciativas assim é essencial para pensarmos impactos locais que se somam aos impactos globais pelo equilíbrio climático e pela justiça social”, comenta a assessora técnica do ISPN, Jessica Pedreira.

As quatro paisagens de atuação dos projetos estão no Oeste da Bahia (BA) e Alto Vale do Jequitinhonha (MG), dentro do bioma Cerrado, e, pela Caatinga, no Alto Rio Poti (PI) e Sertão do Pajeú (PE). Essas quatro regiões encontram-se em diferentes situações de degradação ambiental e vulnerabilidade social. Entre 2015 e 2021, por exemplo, mais de 50 mil hectares de vegetação nativa foram desmatados somente no Oeste da Bahia, segundo dados divulgados pela iniciativa “Tamo de Olho”, da qual o ISPN faz parte. No entanto, elas possuem diversas potencialidades culturais, econômicas e sociais, por isso é essencial o investimento nessas regiões.

Com foco na conservação do meio ambiente por meio do uso sustentável das paisagens, os projetos ecossociais a serem apoiados nesses biomas confrontam o modelo desordenado de desenvolvimento que gera degradação ambiental e insegurança social. “Queremos que essas regiões e paisagens se mostrem resilientes, que despontem como exemplos de iniciativas comunitárias que dialogam com as pautas socioambientais e precisam ser incentivadas”, complementa Pedreira.

Ações previstas 

Dentro das ações a serem implementadas pelos projetos estão atividades de formação e assistência técnica em agroecologia, agroextrativismo, gestão de territórios, entre outros temas, bem como articulação de plataformas de diálogo entre atores diversos sobre os temas importantes de cada paisagem, promoção da participação social e monitoramento e influência de políticas públicas.

Sobre o edital

O 34º edital PPP-ECOS, com foco no Cerrado e na Caatinga, está no contexto da Sétima Fase Operacional do Small Grants Programme no Brasil (SGP), e faz parte da nossa estratégia de Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais, contando com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Mundial (GEF). O Projeto “Sétima Fase Operacional do PPP-ECOS” é executado pelo ISPN em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Saiba mais sobre o PPP-ECOS clicando aqui. 

 

 

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast