O Fundo Ecos, mecanismo financeiro do ISPN, lança edital no âmbito da Oitava Fase Operacional do Small Grants Programme (SGP) no Brasil, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF).
O objetivo é apoiar iniciativas de organizações da sociedade civil (OSCs) e organizações de base comunitária (OBCs) nos biomas Cerrado e Caatinga que promovam práticas socioeconômicas sustentáveis, contribuindo para o bem-estar das comunidades e gerando benefícios ambientais globais.
As inscrições devem ser realizadas por meio de formulário no site do Fundo Ecos até as 18h do dia 10 de novembro. Acesse o formulário aqui.
“A proposta deste edital é atender organizações comunitárias espalhadas nos territórios dos biomas Cerrado e Caatinga, numa tentativa de superar a invisibilidade e as desigualdades no acesso a recursos que essas regiões enfrentam”, explica o coordenador do programa Iniciativas Comunitárias do ISPN, Rodrigo Noleto.
Ainda segundo ele, a chamada busca fortalecer organizações que valorizam cadeias da sociobiodiversidade e, principalmente, promovem a conservação dos territórios, culturas e saberes. “Para nós, o Fundo Ecos fortalece a promoção de justiça ambiental aos povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares”, acrescenta.
O edital prevê o aporte de cerca de R$ 5 milhões para apoio a projetos, com recursos do GEF, no âmbito do projeto “Oitava Fase Operacional do GEF/SGP”, executado pelo ISPN em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
A seleção das propostas e a definição das diretrizes gerais do Fundo Ecos contam com o apoio do Comitê Gestor Nacional (CGN), composto por representantes do PNUD, de órgãos governamentais, da sociedade civil e da academia.
Mais informações estão disponíveis em: fundoecos.org.br/editais.