Zehamono ´ar pyahyrehe, ywy tentehar Pinare – Pensando o nosso futuro. Diagnóstico participativo para elaboração do PGTA da Terra Indígena Rio Pindaré

Compartilhe

Fruto da parceria entre o Instituto Sociedade População e Natureza (ISPN), Associação Mainumy, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e com apoio financeiro da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), esta publicação apresenta um retrato detalhado da Terra Indígena Rio Pindaré sob a perspectiva do povo Guajajara. Elaborado com a participação ativa das oito aldeias do território, do Conselho de Mulheres Wiriri Kuzà Wa, lideranças, Agentes Ambientais Indígenas e outros atores comunitários, o documento combina história, etnomapeamento, etnozoneamento e diagnóstico socioecológico para fortalecer a gestão ambiental e territorial.

O material aborda os modos de uso, organização e proteção do território, evidenciando os desafios enfrentados, como desmatamento ilegal, queimadas, poluição dos rios e ameaças à biodiversidade, além de propor estratégias para garantir autonomia cultural, econômica e política. A publicação também serve como ferramenta educativa e de planejamento, integrando-se ao processo de construção do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) e reafirmando a luta histórica dos Guajajara pela defesa de seu território ancestral e pelo bem viver de seu povo.