Compartilhe

Fundo Ecos divulga projetos selecionados no 39º edital

Chamada temática tem como foco iniciativas protagonizadas por mulheres e jovens no Cerrado e na Caatinga; financiamento de BNDES e GEF 

25 projetos protagonizados por mulheres, em contexto de inclusão socioprodutiva, e jovens, no contexto de educação no campo, com ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no Cerrado e na Caatinga, foram selecionados no 39º Edital Fundo Ecos.

Com financiamento do Fundo Socioambiental do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e do Fundo Global para o Meio Ambiente  (GEF), o Fundo Ecos, do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), vai investir R$4,2 milhões nas iniciativas.

Confira aqui a lista de selecionados 

“O recorte do edital, com foco em mulheres e na juventude, é estratégico porque o objetivo do Fundo Ecos também é fortalecer a equidade de gênero e a sucessão rural, ou seja, a permanência da juventude no campo, contribuindo para o desenvolvimento do entorno. São iniciativas que podem ser referências para outras iniciativas sobre como fortalecer o protagonismo comunitário com multiplicidade de vozes”, afirmou o coordenador do Fundo Ecos, Rodrigo Noleto.

As propostas selecionadas abordam temas como educação no campo, mitigação e adaptação às mudanças climáticas e geração de trabalho, emprego e renda. Elas se encaixam em duas categorias de apoio:

Pequenos projetos: 19 selecionados.
Projetos de Consolidação: seis selecionados.

Próximos passos 

A partir da divulgação dos resultados, as organizações selecionadas receberão comunicados do ISPN para que possam providenciar documentos e prestar os esclarecimentos necessários, conforme solicitado pelo Comitê Gestor Nacional (CGN) do Fundo Ecos.

O Instituto conduzirá os trâmites burocráticos junto aos órgãos ambientais (federais, estaduais e/ou municipais) para os processos de licenciamento ambiental. Os projetos só serão formalmente contratados após a emissão das licenças ambientais e da não objeção dos órgãos governamentais competentes.

Também estão previstas oficinas iniciais de formação para orientar a execução das propostas contempladas. Cada iniciativa será acompanhada por alguém da equipe do Fundo Ecos, chamados de “pontos focais”, que oferecerá suporte nos trâmites e auxiliará no desenvolvimento das ações.

Sobre o Fundo Ecos

O Fundo Ecos é um mecanismo financeiro e parte essencial da estratégia institucional do ISPN para a promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais. Ele integra os pilares dessa estratégia como um mecanismo de democratização do acesso a recursos para projetos comunitários.

O Fundo capta e destina recursos provenientes de diversos financiadores para apoiar iniciativas de quem vive e preserva os biomas Cerrado, Amazônia e Caatinga: povos indígenas, povos e comunidades tradicionais, e agricultores familiares.

Com esse papel fundamental de democratizar o acesso a recursos, o Fundo Ecos conecta pessoas, territórios e oportunidades, priorizando, sempre, o protagonismo comunitário.

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast