A expectativa é de que o evento reúna mais de mil estudantes indígenas, representantes de 100 etnias, com a participação de universidades federais, estaduais e particulares de todas as regiões do país.
Começa hoje, 16/09, na Universidade de Brasília (UnB), em Brasília (DF), o XI Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI), evento que reúne mais de mil estudantes de 26 estados brasileiros e Distrito Federal, com representantes de mais de 100 etnias. Com o tema “20 anos demarcando as universidades: luta e resistência, garantindo a permanência”, o evento celebra duas décadas de inserção de estudantes indígenas no ensino superior por meio de políticas públicas e promove discussões sobre as conquistas e os desafios enfrentados nas instituições acadêmicas. Para a presidente da AAIUnB, Manuele Tuyuka, o ENEI em Brasília é muito simbólico: “Receber o XI ENEI aqui é muito significativo, pois nossa associação foi fundada na UnB, que foi pioneira em políticas de ações afirmativas no Brasil”.
O encontro vai até 19 de setembro e é organizado pela Associação dos Acadêmicos Indígenas da Universidade de Brasília (AAIUnB). Conta com apoio do Ministério dos Povos Indígenas, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Bancada do Cocar, além de outros apoiadores, dentre eles o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN).
Desafios e conquistas de 20 anos de inclusão
Um dos principais focos do ENEI será a reflexão sobre os mais de 10 anos da Lei de Cotas e a permanência dos estudantes indígenas nas universidades. Apesar dos avanços, desafios persistem, como a falta de acolhimento adequado e o respeito aos conhecimentos indígenas. “Precisamos avaliar se as demandas levantadas em edições anteriores foram atendidas e, caso contrário, traçar novas estratégias, especialmente considerando a crescente presença de indígenas em espaços de poder, muitos deles beneficiados por ações afirmativas”, ressalta Manuele Tuyuka.
O evento contará com a presença de lideranças indígenas, como a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara, a presidenta da Funai, Joenia Wapichana, e a deputada federal Célia Xakriabá. A programação inclui mesas redondas, debates e atividades culturais, abordando temas como ações afirmativas no ensino superior, saúde indígena e o impacto das pesquisas indígenas na gestão ambiental. Uma marcha simbólica, intitulada “Pisando firme na qualidade da permanência”, acontecerá em direção à Esplanada dos Ministérios, reforçando a luta pela descolonização acadêmica. Além disso, uma audiência pública no Congresso Nacional discutirá a presença indígena nas universidades nas últimas duas décadas.
Atividades acadêmicas e apoio do PIPOU
Durante o evento, serão apresentados trabalhos científicos e oficinas temáticas, abordando saúde mental, racismo nas universidades, direitos das mulheres indígenas e da comunidade LGBTQIAPN+, além de debater a influência das mídias digitais no movimento estudantil indígena.
O ENEI também recebe o apoio do Programa Indígena de Permanência e Oportunidades na Universidade (PIPOU), do ISPN, em parceria com a Vale. O programa visa garantir a permanência de indígenas em cursos de graduação e inspirar políticas públicas voltadas a esse tema.
Com o intuito de viabilizar a participação de seus bolsistas no ENEI, o PIPOU lançou um edital interno para apoiar o deslocamento até Brasília, onde os estudantes apresentarão seus trabalhos acadêmicos. Entre as universidades apoiadas pelo programa, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) enviará uma delegação de estudantes para o encontro.
João Guilherme Nunes Cruz, coordenador do Programa Povos Indígenas do ISPN, destaca a importância da iniciativa: “Estamos felizes em apoiar o ENEI em Brasília. Acreditamos que, com a visibilidade dessas discussões, outras iniciativas possam surgir para fortalecer esse movimento essencial, garantindo que a presença indígena se consolide nas universidades, dessa maneira fortalecendo e aprofundando os diálogos entre conhecimentos “.
Serviço
- Data: 16 a 19 de setembro de 2024
- Local: Universidade de Brasília (UnB), Brasília (DF)
- Inscrições e mais informações: @enei_oficial
- Site oficial do ENEI: https://www.eneindigena.net/
- Contato para imprensa: Andreza Baré (61) 98150-0738 / [email protected]
- Clique aqui para acompanhar a programação