A iniciativa Prosas, sigla para Promoção de Saberes em Comunicação Estratégica, reuniu representantes de 25 organizações comunitárias em Brasília (DF), entre os dias 5 e 9 de agosto. Idealizada pelo Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), a formação tem duração de seis meses e é composta por módulos on-line e um encontro presencial.
O objetivo é promover uma formação em comunicação estratégica para organizações de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares que promovem a conservação e o uso sustentável dos biomas Cerrado e Amazônia.
“A gente precisa acessar o conhecimento para retorná-lo à base”, defendeu Ana Flávia Barbosa, comunicadora do instituto Jovens de Expressão, na mesa de abertura do encontro presencial.
A semana do encontro presencial contou com oficinas de Produção de Textos, Estratégia em Comunicação, Fotografia pelo Celular, Design no Canva e Gestão de Projetos. Na sexta-feira (09/08), a programação finalizou com um passeio cívico por Brasília.

De acordo com Isabel Figueiredo, coordenadora do Programa Cerrado do ISPN, a ideia da iniciativa é justamente essa: fazer o conhecimento em comunicação circular para dentro das organizações comunitárias.
“O que a gente espera com esse processo é que essas pessoas possam ser multiplicadoras também em seus territórios e que as organizações consigam se aliar e formar redes”, explica Isabel, acrescentando que a proposta do curso também é um convite para que as organizações olhem para a comunicação como uma ferramenta fundamental para suas missões institucionais.
Para Thito Fábio, do Instituto Quilombola do Maranhão, a expectativa com o Prosas tem superado as expectativas. “O encontro tem nos ajudado a organizar a comunicação da nossa instituição, mas sobretudo tem nos proporcionado uma troca de saberes muito grande, porque tem organizações aqui com uma caminhada maior, mais profunda e mais organizada, o que nos permite aprender muito mais”.
Coordenadora editorial da revista Manzuá e integrante do Instituto Rosa e Sertão, Marcela Bertelli afirma que por meio da comunicação “a gente tem que fazer memória e sermos muito generosos entre nós”.
“Uma rede que tem de ser um lugar de se ofertar, fazer circular informação, banco de referências, de textos… que essa rede também seja esse espaço”, disse Marcela no encontro.

Na comunidade da cursista Daniele Luiz, localizada na Terra Indígena Taunay/Ipegue em Aquidauana, Mato Grosso do Sul, a capacitação é importante para comunicar o trabalho que a Associação Mulheres Solidárias Terena fazem e divulgar o produto comercializado por elas: o pão.
Em produção desde 2022, após o estabelecimento de uma agroindústria, o feitio do pão caseiro também é uma forma de reunir as mulheres e visibilizar a luta por seus direitos. “O Prosas veio no momento certo. Para a gente, a comunicação é um dos aspectos mais importantes do nosso trabalho, e é uma forma de envolver a juventude”, comenta Daniele, que é presidente do grupo de mulheres.
Brenda Ribeiro, integrante do Coletivo 105, destaca que a troca de conhecimento proporcionada por encontros como o Prosas é fundamental para construção de pontes entre os territórios. “Vocês que estão no campo tem uma vantagem na comunicação em relação aos grandes veículos”, acrescenta.

Saiba mais sobre o Prosas
O Prosas foi criado em 2024 para atender uma demanda das organizações comunitárias: desenvolver estratégias de comunicação como ferramentas de fortalecimento comunitário e gestão de projetos. Ao longo dos anos, o ISPN, que já apoiou mais de 500 dessas organizações por meio do Fundo PPP-ECOS, identificou a comunicação como um desafio recorrente.
O curso de comunicação estratégica, que começou em formato on-line em julho, segue com encontros virtuais previstos para setembro e outubro. A metodologia adotada é a de sala de aula invertida, onde o conteúdo teórico é explorado previamente pelos participantes, que utilizam o tempo de aula para atividades práticas, discussões e resolução de problemas.
Além da formação, o Prosas também disponibilizou R$ 20 mil para cada organização participante, que deverá utilizar este recurso para fomentar um projeto de comunicação com duração de dois meses. A tutoria, o acompanhamento e o conteúdo técnico são realizados pela equipe do Coletivo 105, parceiro na implementação do Prosas.
Texto e fotos por Camila Araujo/Assessoria de Comunicação.