Com quase 30 anos de existência e mais de 938 projetos ecossociais executados até o momento, a estratégia institucional do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN), chamada de Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), agora conta com um portal on-line que reúne quase três décadas de informação.
O portal foi lançado no dia 25 de outubro, durante o 3º ECOS da Amazônia – evento organizado pelo ISPN em Brasília-DF, de 24 a 26 de outubro, com representantes de 56 organizações comunitárias apoiadas pelo Fundo PPP-ECOS com financiamento do Fundo Amazônia entre 2019 e 2023.
No site ppp-ecos.ispn.org.br/ é possível encontrar mais informações sobre a estratégia institucional do ISPN, conferir os editais PPP-ECOS – desde o último, mais recente, até o primeiro e mais antigo – e conhecer sua carteira de doadores – são mais de 12 nesses anos de atuação.
Também é possível buscar os projetos por meio de filtros, como o ano, o proponente, o número do edital, a cidade, o estado ou o bioma, ou ainda, o tema com os quais os projetos se relacionam. Exemplo: agroextrativismo, apicultura e meliponicultura, fogo, manejo da biodiversidade, etc.
A seção “Histórias” reúne textos que contam as experiências ecossociais por trás dos projetos, as pessoas envolvidas na execução da iniciativa, qual produção é desenvolvida nas comunidades, além dos impactos positivos para o meio ambiente e a realidade social das paisagens
“O portal reúne um grande portfólio on-line dos projetos produtivos ecossociais executados pelo ISPN ao longo de quase 30 anos. Ele sistematiza esse trabalho, mostra a consolidação de um formato inovador de apoiar projetos junto a povos e comunidades tradicionais e, por que não, gera dados para pesquisas e demais consultas nesse sentido”, explica Rodrigo Noleto, coordenador do Programa Amazônia do ISPN.
Sobre o Fundo PPP-ECOS
A promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) é a principal estratégia adotada pelo ISPN na busca por um desenvolvimento com equidade social e equilíbrio ambiental. Para viabilizar esta estratégia, o Instituto gere um Fundo independente que capta e destina recursos a projetos de organizações comunitárias que atuam pela conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais, gerando benefícios econômicos e sociais.
Hoje, a carteira de financiadores do Fundo PPP-ECOS conta com o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Fundo Amazônia/BNDES, Laudes Foundation, União Europeia e Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU).