Compartilhe

Nota de solidariedade: Justiça por Bruno e Dom

Lamentamos a confirmação dos assassinatos do indigenista brasileiro Bruno Pereira e do jornalista britânico Dominic Phillips. Neste momento, nos solidarizamos com familiares, amigos, amigas e toda rede que está mobilizada e hoje chora a partida desses companheiros que sempre estarão ao lado da luta dos povos originários. O crime cometido contra Bruno e Dom é também um crime contra nosso trabalho e de tantos parceiros. É o ataque e cerceamento à luta de quem atua pela proteção da Amazônia, do Cerrado, da Caatinga e de todos os nossos biomas e seus povos. É por isto que também nos unimos aos pedidos por justiça e respostas: quem mandou matar Bruno e Dom?

Ressaltamos também a nota publicada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (UNIVAJA), que mobilizou mais de 100 indígenas de cinco povos da região para atuar fortemente nas buscas pelos nosso companheiros. A UNIVAJA “compreende que o assassinato de Pereira e Phillips constitui um crime político, pois ambos eram defensores dos Direitos Humanos e morreram desempenhando atividades em benefício de nós, povos indígenas do Vale do Javari, pelo nosso direito ao bem-viver, pelo nosso direito ao território e aos recursos naturais que são nosso alimento e garantia de vida, não apenas da nossa vida, mas também da vida dos nossos parentes isolados”, diz um trecho da nota, que pode ser conferida na íntegra aqui.

Agora, é a continuidade da luta pelos direitos dos povos e pela conservação desse Meio Ambiente que deve ser casa, referência e liberdade para todos nós: imprensa, ativistas socioambientais, povos tradicionais, populações do campo e da cidade. Seguimos nesta jornada, hoje, com mais dois parceiros nos apoiando em outro plano, e por isto, para sempre. Bruno Pereira e Dom Phillips, presente!

 

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast