Foto: acervo ISPN/Thomas Bauer

Foto: acervo ISPN/Thomas Bauer

Compartilhe

Organizações comunitárias de todo Cerrado podem se inscrever no 32º Edital PPP-ECOS

Edital tem caráter emergencial e vem para apoiar inciativas da sociobiodiversidade impactadas pela pandemia de Covid-19.

O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) tornou público o 32º edital de seu Fundo para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), com recursos da União Europeia e em parceria com o WWF-Brasil. O Edital Cerrado, como foi nomeado, irá contemplar organizações comunitárias que promovem a recuperação e o fortalecimento de comunidades e empreendimentos da sociobiodiversidade impactados pela pandemia da Covid-19 no Cerrado e suas áreas de transição. As candidaturas podem ser feitas de maneira on-line até às 18h do dia 02 de setembro de 2021.

Acesse aqui o 32º Edital PPP-ECOS /Edital Cerrado

Clique aqui para se inscrever

Podem se inscrever associações sem fins lucrativos, sindicatos ou cooperativas constituídas há pelo menos dois anos, e que busquem apoiar comunidades ou empreendimentos comunitários em territórios ameaçados ou em situações de vulnerabilidade devido à crise gerada pela pandemia. Cada projeto poderá pleitear o valor máximo de R$ 80 mil (oitenta mil reais), e deve estar alinhado com eixos temáticos valorizados pelo PPP-ECOS, como: segurança alimentar e sanitária; resiliência comunitária e uso de novas tecnologias; defesa de direitos socioambientais; desenvolvimento ou melhoria da comunicação local; e fortalecimento de empreendimentos da sociobiodiversidade bem como suas capacidades de comercialização.

“Lançamos o Edital Cerrado do PPP-ECOS num momento em que, passado mais um ano de crise sanitária, as organizações comunitárias precisam de apoio para se reestruturarem e continuarem seu papel fundamental na produção sustentável e na conservação do Cerrado. O apoio vem para, além de ajudar a sair de situações de vulnerabilidade, recolocar esses grupos no protagonismo da defesa do meio ambiente e da melhoria das condições sociais locais”, comenta o assessor técnico do ISPN, Renato Araujo.

O 32º Edital do PPP-ECOS, o Edital Cerrado, se torna possível com o apoio do Projeto Cerrado Resiliente (CERES), uma iniciativa do ISPN junto ao WWF-Brasil, WWF-Paraguai e o WWF-Holanda. O Projeto recebe apoio da União Europeia e vem para apoiar a conservação e a produção sustentável no Bioma.

Sobre o processo de inscrição e seleção

O PPP-ECOS passou a adotar o formato de inscrições on-line para a maior parte de seus editais. Para o Edital Cerrado, as inscrições podem ser feitas clicando aqui. O prazo para o envio de propostas é até às 18h do dia 02 de setembro de 2021. É importante que os e as proponentes leiam atentamente as exigências do edital e reúnam a documentação requerida antes do processo de inscrição. Para o esclarecimento e de dúvidas, o ISPN disponibilizou o e-mail [email protected] , além de um Guia com dúvidas e perguntas  frequentes e um Tutorial sobre o uso da plataforma de inscrição, que podem ser acessados clicando aqui. 

Já o processo de seleção é feito em três etapas com a participação de diferentes atores:

– Recepção de projetos e triagem, feita pela equipe técnica do ISPN;

– Avaliação da Câmara Técnica, composta por assessores técnico do ISPN e de outras organizações da sociedade civil, do poder público, da academia e consultores/as especializados/as nas temáticas socioambientais;

–  Avaliação final do Comitê Gestor Nacional (CGN), composta por organismos internacionais e nacionais, pesquisadores especializados nas temáticas, movimentos, organizações e articulações sociais.

A divulgação do resultado final desse processo seletivo está prevista para a segunda quinzena de outubro de 2021.

Sobre o Fundo PPP-ECOS

A promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) é a principal estratégia adotada pelo ISPN na busca por um desenvolvimento com equidade social e equilíbrio ambiental. Para viabilizar esta estratégia, o Instituto gere um Fundo independente que capta e destina recursos a projetos de organizações comunitárias que atuam pela conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais, gerando benefícios econômicos e sociais. Hoje, a carteira de financiadores do Fundo PPP-ECOS conta com o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Fundo Amazônia/BNDES, Laudes Foundation, União Europeia e Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU).

Saiba mais sobre o PPP-ECOS, clique aqui.

 

Foto da publicação: acervo ISPN/Thomas Bauer

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast