O Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) divulga o resultado dos pequenos projetos selecionados da primeira chamada do Edital do Fundo de Pequenos Projetos (PPP-Ecos) para atividades econômicas sustentáveis. Ao todo, foram contempladas 12 iniciativas nesta primeira etapa, somando um valor total a ser investido de R$ 600 mil.
Esta primeira chamada estava voltada para o Maranhão e o Norte do Tocantins (povos Apinajé e Krahô). A próxima etapa será a realização de oficinas de capacitação e planejamento junto às iniciativas selecionadas. A previsão do início das atividades é para a segunda semana de abril deste ano. A execução máxima de cada projeto é de 12 meses.
O edital se insere no escopo do Projeto CTI/ISPN/USAID – “Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental”, teve por finalidade apoiar pequenos projetos que favorecessem a gestão ambiental e territorial de terras indígenas, a proteção de seu entorno e contribuir também para o empoderamento de lideranças e comunidades indígenas.
Resultado dos Pequenos Projetos: Clique aqui!
Sobre o Fundo PPP-ECOS
A promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS) é a principal estratégia adotada pelo ISPN na busca por um desenvolvimento com equidade social e equilíbrio ambiental. Para viabilizar esta estratégia, o Instituto gere um Fundo independente que capta e destina recursos a projetos de organizações comunitárias que atuam pela conservação ambiental por meio do uso sustentável dos recursos naturais, gerando benefícios econômicos e sociais. Hoje, a carteira de financiadores do Fundo PPP-ECOS conta com o Fundo Mundial para o Meio Ambiente (GEF), a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid), Fundo Amazônia/BNDES, Laudes Foundation, União Europeia e Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU).