Compartilhe

Cultura e força Kalunga

Território e identidade são elementos interligados quando falamos sobre o quilombo Kalunga do Mimoso, localizado no Tocantins. A comunidade fica dentro do grande território Kalunga, composto por descendentes de negros escravizados fugidos das minerações. Com seus antepassados, aprenderam sobre as culturas africanas, como a Suça. Com dança, saias rodadas, cantos, viola, tambor e pandeiros, esta manifestação cultural marca festejos religiosos, colheitas e folias dos povoados.

Além desse legado histórico, os Kalunga do Mimoso também carregam a cultura alimentar de seus antepassados. Paçoca de carne de sol, mungunzá, tapioca, carne cozida, açafrão e tantas outras delícias somam-se à biodiversidade do Cerrado e integram o dia a dia da comunidade. No mês da Consciência Negra, lembramos que os Kalunga do Mimoso resistem e conservam seu território, conquistado na luta e em respeito ao meio ambiente. No ritmo da Suça, na organização comunitária, na diversidade alimentar e no legado de seus antepassados, eles e elas encontraram os caminhos para a liberdade.

A comunidade Kalunga do Mimoso recebe apoio do nosso fundo para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS), por meio do financiamento do Fundo Amazônia. O projeto da comunidade foca a formação de jovens, infraestrutura e o levantamento deste patrimônio imaterial para enriquecer um plano de turismo que una cultura e meio ambiente, para, no futuro, ser mais uma alternativa de renda para a comunidade.

Programa sobre os Kalunga do Mimoso 

Confira a edição sobre os Kalunga do Mimoso no programa de áudio Canto da Coruja Comunidade, clique aqui. 

Compartilhe
Acesse nossas publicações, vídeos e podcast