Canto da Coruja: Comunidade

O “Canto da Coruja: Comunidade“, iniciativa do ISPN, é um programa de áudio para Whatsapp voltado aos povos e comunidades tradicionais e agricultores familiares. A ação facilita o acesso à informação sobre a pandemia da COVID-19, que vem causando uma grave crise sanitária no mundo e ameaça a vida de milhares de pessoas.

Acesse a página e ouça os programas

banner do programa de áudio Canto da Coruja Comunidade

Pequenos gestos fazem a diferença

Em parceria com o Polo de Saúde (Santa Inês – MA) do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) lançamos a campanha “Ninguém está só.” Estamos todos juntos no combate ao Coronavírus” com orientações e dicas de higienização e do cumprimento do isolamento social nas aldeias das Terras Indígenas Rio Pindaré e Caru, no interior do Maranhão:

Protocolo de segurança para entrega de alimentos nas comunidades indígenas

Em um conjunto de esforço e parceria com a Funai, DSEI e lideranças indígenas, o ISPN elaborou um Protocolo de Segurança com as orientações e cuidados necessários para a equipe técnica (do ISPN) envolvida na compra de alimentos e para os indígenas (pontos focais) quem irão receber os mantimentos nas comunidades. Aquisição dos produtos é uma iniciativa do Termo de Cooperação e Compromisso (TCC) da Vale S.A. Confira o documento abaixo:

Coronacast

Como mais uma estratégia de disseminação e acesso a informações de qualidade e pertinente aos povos indígenas do Maranhão para este contexto de pandemia da Covid-19, lançamos o Coronacast em dois episódios (“Como ficar bem em tempos do Coronavírus?” e “Como o Coronavírus é transmitido?”) na língua do povo Guajajara. A tradução foi feita pela professora Rosilene Guajajara da Aldeia Januária da Terra Indígena Rio Pindaré.

Ouça abaixo os podcasts:

Para baixar o áudio, clique aqui.

Para baixar o áudio, clique aqui.

Rede de Agroecologia emite carta política para este momento de pandemia

O ISPN e mais um conjunto de organizações da sociedade civil que fazem parte da Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA) lançaram uma nota política trazendo questões atuais e urgentes, bem como reivindicações, para os contextos rurais em tempos de pandemia do Coronavírus. “Essa crise afeta de forma ainda mais intensa as comunidades rurais, do campo, das florestas e das águas, em especial as mulheres, vulnerabilizadas pela negação de direitos e que historicamente não possuem acesso a serviços públicos de abastecimento alimentar, saúde e saneamento, de qualidade adequada e disponíveis a todos e todas”, diz um trecho da carta. Clique aqui ou na imagem e confira o documento na íntegra:

Outras ações para enfrentar a COVID-19

Conheça o site comunicacaocontraocorona.org.br, que reúne campanhas de diferentes organizações brasileiras para contribuir com as comunidades no enfrentamento ao coronavírus. Essa é uma iniciativa de várias redes, entre elas, a Rede de Advocacy Colaborativo (RAC), da qual o ISPN faz parte. Confira, clique aqui.