mulher processando pequi

O Programa Cerrado e Caatinga busca soluções ambientais, como a manutenção de funções ecológicas e a promoção do uso sustentável da biodiversidade,  em diálogo com povos e comunidades tradicionais, agricultores familiares e suas realidades. Suas ações focam a mobilização de recursos para o apoio a projetos ecossociais, a realização de ações para o fortalecimento das populações e da sociedade civil, a gestão do conhecimento sobre o Cerrado e a Caatinga, e a contribuição para a construção de políticas públicas para os biomas que tragam benefícios para toda sociedade.

O Programa atua em todo território dos biomas Cerrado e Caatinga.

Apoio a Projetos Ecossociais no Cerrado e na Caatinga:

Apoio a projetos comunitários em estados do Cerrado e da Caatinga que promovam a conservação dos ecossistemas em diálogo com o fortalecimento das organizações comunitárias e suas iniciativas.

Clique aqui para saber mais sobre a nossa estratégia para a Promoção de Paisagens Produtivas Ecossociais (PPP-ECOS)

Cerrativismo:

Apoio para o fortalecimento da sociedade civil na região do Oeste da Bahia para ampliar a conservação do Cerrado e seus povos. Projeto realizado em parceria com a Associação dos Advogados de Trabalhadores Rurais e a a Agência 10Envolvimento de Barreiras.

Mapeamento de Comunidades “Invisibilizadas” no Cerrado:

Ações para ampliar a visibilização das comunidades do Cerrado por meio de mapeamento participativo. Acontece em parceria com o IPAM.

Diálogos Políticos pelo Cerrado

Atua para ampliar a proteção do Cerrado e seus povos por meio de incidência politica e comunicação.

Rede Cerrado
Small Grants Programme
Territórios Indígenas de Conservação e Áreas Conservadas por Comunidades Locais (TICCAS)
Campanha Nacional em Defesa do Cerrado

Últimas notícias sobre o Programa:

Veja todas as notícias