O portfólio do Programa de Pequenos Projetos  Ecossociais (PPP-ECOS) no Cerrado e na Caatinga contém iniciativas apoiadas nesses biomas, no período de 2013 a 2018, com recursos do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF), executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Com este material, esperamos dar visibilidade ao conjunto de projetos apoiados pelo programa, explicitando os benefícios socioambientais, territoriais e globais gerados e, assim, demonstrar a importância dos mecanismos de apoio a iniciativas dessa natureza.

Abrindo o portfólio, são apresentados três textos relevantes para o programa. O primeiro, sobre a experiência-piloto adotada pelo PPP-ECOS em parceria com a Iniciativa Satoyama, que trata da abordagem de paisagens produtivas ecossociais. Já o segundo, apresenta o estudo realizado pelo ISPN com o intuito de demonstrar a capacidade dos projetos do Cerrado e da Caatinga em gerar benefícios diretos para a mitigação de efeitos das mudanças climáticas. Por fim, o terceiro texto traz o relato do II Encontro de Experiências e Aprendizados PPP-ECOS no Cerrado e na Caatinga, realizado em maio de 2018, em Brasília, pontuando algumas reflexões e aprendizados colhidos durante o evento.

Na sequência, apresenta-se o portfólio dos projetos, organizados por bioma onde estão inseridos, Cerrado ou Caatinga, e agrupados por estado. Inicialmente, apresentamos o bioma, suas características e desafios, e ressaltamos a relevância dos projetos para sua conservação. São 104 projetos no total, executados por 87 organizações, dentre as quais 17 tiveram projetos com segunda fase de execução. Adicionalmente, estão incluídos os sete projetos da Iniciativa Satoyama (vide página 14), inseridos no bioma Cerrado.

Clique aqui para fazer o download em PDF do portfólio do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) no Cerrado e na Caatinga.