Guia de Acesso ao Ensino Técnico e Universitário para os Guajajara das Terras Indígenas Caru e Rio Pindaré traz informações sobre ações afirmativas, acesso e permanência no ensino superior, sistema educacional brasileiro e cursos específicos para indígenas.

O Guia foi elaborado por meio de um trabalho de campo para identificar as demandas desse grupo e de um levantamento das ações afirmativas para povos indígenas em diversas instituições públicas de ensino superior do país.

Além de reunir informações direcionadas aos Guajajara, este material tem a intenção de sensibilizar instituições de ensino superior públicas do Maranhão com relação às expectativas dos Guajajara e inspirá-las com as experiências de outras instituições engajadas há mais tempo na implementação de ações afirmativas para indígenas. Nesse sentido, o Guia também é fruto de um diálogo estabelecido com a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), o Instituto Federal do maranhão (IFMA) e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Desse modo, o Guia de Acesso pretende contribuir para aumentar o acesso a essas políticas, não somente por parte dos Guajajara das Terras Indígenas Rio Pindaré e Caru, como dos demais povos indígenas no Maranhão e em todo Brasil.

Clique aqui para fazer o download do Guia de Acesso ao Ensino Técnico e Universitário para os Guajajaras das Terras Indígenas Caru e Rio Pindaré