Por Instituto Cerrados

O Cerrado, além de ser a savana mais rica do mundo, é considerado o elo central dos biomas brasileiros. A riqueza, a complexidade, a beleza cênica, as formas de conservá-lo, os desafios e diversos aspectos que ameaçam a existência desse bioma serão os temas abordados pelo Evento Elos do Cerrado, um espaço de debate sobre desafios e soluções para sua conservação e uma jornada visual pelos seus encantos.

O evento ocorrerá na primeira semana de setembro, mês que se comemora o dia Nacional do Cerrado. Serão oito dias de debates sobre diferentes temas como a importância das comunidades tradicionais, conservação em áreas privadas, ocupação e desmatamento no Cerrado, dentre outras temáticas pertinentes a proteção do bioma. Serão realizadas rodas de conversa com especialistas em Cerrado e conservação, e uma exposição fotográfica, que irá abordar o tema Elos do Cerrado, oportunidades e desafios na proteção desse bioma – e tudo de forma online! Além disso, teremos a participação de artistas que estão desenvolvendo obras inéditas sobre o mesmo tema!

Ou seja, além dos debates – que levam conhecimento ao espectador – ainda haverá uma experiência visual e lúdica para quem ousar mergulhar nesse tema tão importante: a proteção, a beleza e a complexidade do elos do nosso Cerrado. As rodas de conversa acontecerão nos dias 1/09 a 4/09 e 8/09 a 11/09 de 2020. Serão duas rodas de conservas por dia: a primeira às 15h e a segunda às 19h. A exposição estará disponível no site do Instituto Cerrados a partir do dia 1 de setembro.

Exposição

A exposição será um espaço interativo de exploração virtual das belezas cênicas e dos desafios para conservação da savana mais biodiversa do mundo, o Cerrado! A plataforma online será lançada no dia 1º de setembro no site do Instituto Cerrados e os visitantes  poderão realizar o tour virtual em 3D para navegar pelas imagens dessa exposição, subdividida em 3 ambientes:

  1. O espaço Painéis Elos do Cerrado, que será dedicado a demonstrar as consequência do desmatamento e casos de sucesso na preservação.
  2. Cerrado Protegido, espaço que apresenta as reservas privadas do Cerrado, em especial as que foram criadas pelo Instituto Cerrados com apoio da Embaixada da França, Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), Nature and Culture International (NCI), Funatura e parceiros locais.
  3. O ambiente Lúdico e Lógico, que exibe um desenho complexo indicando as relações de causa e efeito de vários fatores que integram o Cerrado por onde o internauta poderá navegar. A parte Lúdica será uma mostra de vários artistas que desenvolveram artes inéditas inspiradas no Bioma!
Rodas de Conversa

As Rodas de Conversa, serão compostas por especialistas e representantes sobre temas e irão acontecer de  01 e 11  de setembro de 2020, no canal do youtube Instituto Cerrados.

Dia 1:

15h: Como lidamos com o fogo no Cerrado?

19h: Ocupação e desmatamento no Cerrado

Dia 2: 

15h: A Água, a Flora e o Cerrado

19h: O protagonismo das mulheres na proteção do Cerrado

Dia 3:

15h: RPPN, um olhar de dentro do Cerrado

19h: Conservação em áreas privadas no Cerrado

Dia 4: 

15h: Agrotóxicos: Impactos e Alternativas para o Cerrado

19h: Comunidades que vivem do Cerrado de pé

Dia 8:

15h: Consumo, Commodities e o Cerrado

19h: Áreas degradadas no Cerrado: restauração, agrofloresta e tecnologia.

Dia 9:

15h: Investindo em conservar Cerrado

19h: Desafios para a conservação da biodiversidade do Cerrado

Dia 10:

15h: Cerrado, Mudanças Climáticas e o Acordo de Paris

19h: O papel da Legislação e dos Agentes Públicos na conservação do Cerrado

Dia 11:

15h: Solidariedade em tempos de Covid-19 e o Cerrado que alimenta.

19h: Alternativas e soluções para o Cerrado

Inscrições

As informações detalhadas sobre o evento estão sendo divulgadas no Instagram do Instituto Cerrados (@institutocerrados) e especialmente pelo site de inscrição e cadastro: cadastro no evento.

O Elos do Cerrado é um evento online promovido pelo Instituto Cerrados em parceria com a Embaixada da França, Fundo de Parceria para Ecossistemas Críticos (CEPF), Instituto Internacional de Educação do Brasil (IEB), Nature and Culture International (NCI), Instituto Sociedade População Natureza (ISPN), WWF-Brasil, Greenpeace Brasil, Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Conservation Strategy Fund (CSF), Rede Cerrado, Fundação Mais Cerrado e Aliança Francesa de Brasília.