O projeto SALVE NOSSAS SAVANAS – SOS! busca evitar uma catástrofe ecológica que afetaria a metade da América do Sul. As savanas são incompreendidas, desprezadas e ameaçadas. Um ponto de inflexão sem retorno se aproxima. Podemos fazer contribuições sustentáveis em grande escala para reverter a destruição e resolver problemas ambientais, sociais e econômicos interligados e de longo alcance que envolvem segurança hídrica, energética e alimentar, biodiversidade, clima, pobreza e êxodo rural.

A solução seria uma combinação entre paisagens sócio-ecológicas utilizadas por comunidades rurais resilientes na metade do Cerrado remanescente e agricultura mais produtiva e sustentável em larga escala na metade já desmatada. A mudança neste sentido já começou, mas são necessários fortes novos estímulos.

A equipe do ISPN conta com conhecimento técnico, contato com a base em todo o Cerrado e vasta experiência no governo, agências internacionais, universidades e sociedade civil. Está na hora de aprender lições, divulgar o que realmente funciona e influenciar políticas públicas e práticas privadas. Este salto poderá gerar benefícios e desbloquear novos recursos no Brasil e em países em desenvolvimento ao redor do mundo.