O Programa Maranhão contribui com discussões sobre agroecologia, etnodesenvolvimento, desenvolvimento institucional, gênero e regulamentação sanitária para a inserção dos produtos da sociobiodiversidade. Para tanto, acompanha agendas de políticas públicas e compõe redes de articulação no âmbito da sociedade civil e apoio a organização de povos e comunidades tradicionais, especialmente indígenas e quebradeiras de coco babaçu. O Programa tem firmado parcerias com Institutos Federais de Ensino e com Universidades Públicas, estabelecendo relações que possibilitem uma aproximação entre agentes das comunidades, pesquisadores e professores em diferentes campos de discussões.

O Programa alcança o estado do Maranhão, com um recorte territorial para a região do Vale do Pindaré e Vale do Itapecuru.

Termo de Cooperação e Compromisso:

Execução de ações estratégicas em terras indígenas do Maranhão para a proteção territorial, preservação e conservação de recursos naturais, sustentabilidade econômica e geração de renda, fortalecimento cultural e institucional, saúde, educação, cidadania, saneamento básico e infraestrutura .

Projeto Gestão Ambiental e Territorial Integrada de Terras Indígenas na Amazônia Oriental:

Busca a conservação da Amazônia Oriental no Maranhão e norte do Tocantins. O ISPN é responsável pelo projeto nas Terras Indígenas Caru, Rio Pindaré, Alto Turiaçu, Awa e Araribóia, todas no estado do Maranhão.

Plano Básico Ambiental Componente Indígena:

Busca a mitigação de impactos socioambientais da ampliação da Estrada de Ferro Carajás. Atua nas Terras Indígenas Caru e Rio Pindaré por meio de 5 Subprogramas: Etnodesenvolvimento, Fortalecimento Cultural, Fortalecimento Institucional, Saúde e Proteção Territorial. Esse projeto também é executado junto ao  Programa Povos Indígenas.

Vale
Usaid
Rede de Agroecologia do Maranhão (RAMA)
Conselho da Reserva Biológica Gurupi
Rede de Articulação Mosaico  Gurupi
Comitê do Programa Estadual de Inclusão Produtiva para Segurança Sanitária do Maranhão

Últimas notícias sobre o Programa:

Veja todas as notícias