O Portfólio apresenta os resultados da parceria entre o Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) e o Fundo Amazônia (FAMA), por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para a realização do Programa de Pequenos Projetos Ecossociais (PPP-ECOS) na Amazônia, especificamente nos municípios localizados nesse bioma nos estados do Maranhão, Mato Grosso e Tocantins.

Assim, são apresentadas as 77 organizações que executaram ou executam os 88 projetos apoiados pelo programa entre os anos de 2013 e 2017, com recursos do Fundo Amazônia. Eles serão apresentados por meio das fichas das organizações, onde caracterizamos o proponente e seu respectivo projeto.

Além disso, apresentamos os temas que consideramos fundamentais para a compreensão da relevância da realização dos projetos: estratégia de beneficiamento e comercialização de produtos da sociobiodiversidade, produtos das abelhas, agroindústrias comunitárias de polpas de frutas, agroecologia e recuperação ambiental, gestão territorial e ambiental em Terras Indígenas, juventude rural e protagonismo das mulheres. Em cada ficha dos projetos estão indicados os temas que abrangem.

Esperamos, desta forma, explicitar a contribuição do programa para a geração de benefícios socioambientais, territoriais e globais, como também dar visibilidade a essas iniciativas e ao mecanismo de apoio a pequenos projetos.

O Programa de Pequenos Projetos Ecossociais na Amazônia – Portfólio 2013-2017 pode ser baixado gratuitamente clicando aqui.