A Coleção “Experiências Coletivas em Comunidades Tradicionais” integra cinco cartilhas temáticas: Quintais Produtivos e Criação de Pequenos Animais; Horticultura da Produção Familiar; Piscicultura; Beneficiamento da Produção Agroextrativista; Meio Ambiente e Reciclagem.

As cartilhas resultam do trabalho desenvolvido pelo ISPN no Programa de Apoio a Comunidades Tradicionais (PACT), envolvendo 25 comunidades no Maranhão. Toda a produção dos conteúdos contou com o envolvimento e a participação dos beneficiários e das beneficiárias, desde os desenhos até a seleção das cores e formatos das publicações.

Sobre o Projeto:

Ao longo de cerca de quatro anos, a implementação do PACT apoiou o desenvolvimento local sustentável das comunidades tradicionais na área de influência da ampliação da estrada de Ferro Carajás, no Maranhão. A iniciativa se deu por meio de um conjunto de ações integradas visando seu desenvolvimento econômico, social e organizativo, através de ações com foco nos seguintes eixos: i) Fortalecimento Institucional; ii) Acesso a Direitos Sociais e Políticas Públicas; e iii) Apoio às Cadeias Produtivas.

As iniciativas, definidas segundo priorização das próprias comunidades, resultaram em inúmeras ações como a construção e implantação de uma granja, duas unidades de beneficiamento do babaçu, duas casas de farinha e uma usina de arroz. Ainda foram elaborados cinco planos de negócios de forma participativa para incentivar a continuação e sustentabilidade dos empreendimentos.

O ciclo de execução do PACT pelo ISPN se encerrou em fevereiro de 2019. Pela complexidade e desafios no acesso às políticas e às ações estruturadoras, afirmativas e de empoderamento, acredita-se que ainda há muito o que fazer tanto na construção coletiva, como na execução de assessoria técnica ou outras prestações de serviços em relação aos distintos públicos envolvidos em diversas regiões do Maranhão nos últimos anos.

Para fazer o download das cartilhas produzidas ao longo deste projeto é bastante simples! Basta clicar em algum dos links abaixo correspondente à publicação de seu interesse: