Capta

GUIA DE ELABORAÇÃO DE
PEQUENOS PROJETOS SOCIOAMBIENTAIS
PARA ORGANIZAÇÕES DE BASE COMUNITÁRIA

QUADRO DE OPORTUNIDADES

Editais e oportunidades de financiamento para projetos:
  • Programa Petrobras Socioambiental

    Edital: Seleção Pública 2018
    Data limite: 03/06/2018

    A Petrobras lançou uma seleção pública a fim de apoiar projetos que contribuam para a conservação do meio ambiente, tragam melhoria nas condições de vida e desenvolvimento local em comunidades onde a empresa atua. Serão apoiados projetos em seis eixos temáticos: educação; direito da criança e do adolescente; esporte; água; biodiversidade; florestas e clima.

    Saiba mais »

  • PNUD & Ministério dos Direitos Humanos

    Edital: Processo Seletivo Nº 01/2018
    Data limite: 17/08/2018

    O Ministério dos Direitos Humanos recebe inscrições para o edital que visa apoiar projetos para a igualdade racial e superação do racismo. Serão apoiados projetos nas seguintes áreas temáticas: políticas afirmativas; fortalecimento institucional de órgãos e conselhos; políticas para povos e comunidades tradicionais.

    Saiba mais »


  • *Veja mais oportunidades

Contexto

Perguntas-chave:

Onde o projeto será realizado?

Qual o contexto socioambiental, cultural e econômico? E como este contexto afeta a comunidade? E os beneficiários?

Quais os principais problemas da região? E da comunidade?

Quais projetos já foram desenvolvidos para enfrentar esses problemas?

Existe política pública relacionada? Funciona?

O financiador geralmente não conhece sua região e nem sua realidade e não sabe sobre todas as questões e dificuldades que vocês enfrentam. Assim, o contexto deve ser como um “retrato” da realidade. Deve ser o suficiente para que o financiador perceba claramente a localidade, as questões ambientais, econômicas, sociais e culturais, que influem diretamente sobre a comunidade em que o projeto pretende atuar. É importante ficar claro quais problemas são enfrentados e como os beneficiários do projeto são impactados.

Aqui é muito importante apresentar o diagnóstico e algumas de suas conclusões que fundamentaram a escolha do desenho/foco do projeto. Citar estudos, levantamentos feitos na comunidade ou região, dados do IBGE, entre outras informações relevantes para o tema do projeto também ajuda a fundamentar sua análise.

Neste ponto, pode-se partir de uma visão mais macro, ou seja, do problema que chama atenção no estado, município ou distrito, e passar para uma visão focada no local.

Em muitos roteiros de elaboração de projetos podem ser anexados mapas, imagens ou fotografias, que possam ilustrar as informações. Lembre-se de mencionar no texto caso tenha incluído anexos.


Veja também:


  • Visite também:

  • Parceiros
ISPN - Instituto Sociedade, População e Natureza - email: instituto@ispn.org.br. » Fazer login
SHCGN CLR Quadra 709 Bloco "E" Loja 38, CEP 70.750-515 Brasília - DF . Fone/Fax: (61) 3327-8085
DoDesign-s Design & Marketing