Povos e Comunidades Tradicionais da Amazônia

As populações tradicionais da Amazônia são diversas. Nela habitam os povos indígenas, que são os primeiros habitantes, junto com pescadores e pescadoras artesanais, ribeirinhos, seringueiros, quilombolas, quebradeiras de coco babaçu dentre outros. No que diz respeito aos povos indígenas, o bioma reúne a maior parte dessa população no Brasil. Só a terra Yanomami, localizada em Roraima e no Amazonas, possui 25,7 mil indígenas, 5% do total brasileiro.

Toda essa diversidade étnica e populacional dialoga com o manejo sustentável para a conservação da biodiversidade. Os povos e comunidades tradicionais da Amazônia encontram na caça, pesca e no extrativismo fonte de alimentação e renda. Além disso, alinham a esse modo de vida conhecimentos tradicionais que contribuem para a conservação do bioma. Essas populações domesticaram diversas espécies frutíferas na região o que reforça o potencial desse segmento para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

A garantia e proteção dos territórios tradicionais é fundamental para a manutenção das funções ecológicas do bioma e toda sua biodiversidade. As práticas dos povos e comunidades sustentam uma lógica de manejo para a sustentabilidade que vem sendo renegada pelo âmbito público, mas que se mostra a alternativa mais viável para a sobrevivência da Amazônia.

Últimas notícias sobre o bioma Amazônia

Veja todas as notícias